Cotidiano

Região Oeste é o maior celeiro de energia limpa e renovável do planeta, diz Samek

Toledo – O diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, participou na tarde de ontem, em Toledo, de um encontro com os prefeitos eleitos, no Olinda Hotel e Eventos. O objetivo principal foi o de debater questões de interesse comum entre a Itaipu e os municípios lindeiros, incluindo as iniciativas municipalistas do Programa Oeste em Desenvolvimento e orientações repassadas pela Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), aos novos prefeitos. 

Antes do pronunciamento de Samek, os prefeitos eleitos acompanharam explanações feitas dentro dos aspectos de desenvolvimento sustentável e do Parque Tecnológico de Itaipu. O diretor Nelton Friedrich também marcou presença e destacou a importância da parceria dos municípios nas ações desenvolvidos pela hidrelétrica.

De acordo com Samek, a região Oeste têm experimentado nos últimos cinco anos um desenvolvimento nunca visto antes. “Estamos na vanguarda não só do agronegócio, mas também no segmento industrial e das instituições de ensino superior”, exemplificou. O maior desafio para o futuro, segundo ele, é produzir com alta tecnologia, sem ferir o meio ambiente. “O Brasil é o maior produtor de energia limpa e renovável do mundo”, disse, acrescentando que os produtores precisam ficar atentos e antenados ao novo conceito, de energia distribuída para suprir a propriedade, aproveitando os dejetos que até então serviam para contaminar a natureza. “Precisamos transformar estes dejetos em energia e tornar a propriedade autossustentável neste quesito”.