Cotidiano

Refugiado nigeriano morre após sofrer ataque racista na Itália

nigeria.jpg

FERMO, Itália ? Aos 36 anos, um refugiado nigeriano morreu após ser alvo de um ataque racista na cidade italiana de Fermo. Ele passeava com sua noiva quando foi golpeado na rua até perder a consciência por um homem que dirigia insultos racistas ao casal. O prefeito local condenou o crime após anunciar o falecimento de Emmanuel Chidi.

? Como prefeito de uma cidade que sempre foi acolhedora e aberta à integração, tenho a impressão de estar em um pesadelo ? disse o prefeito Paolo Calcionaro nesta quarta-feira.

Segundo a agência italiana ?Agi?, a vítima caminhava ao lado da sua companheira, com quem foi acolhido por um centro de refugiados da ONG católica Cáritas. O casal havia chegado há oito meses na cidade.

Embora a ordem dos fatos ainda não tenha sido esclarecida, a imprensa italiana afirma que há especulações que o episódio tenha começado com os insultos de dois italianos à noive de Chidi. Em seguida, ele teria reagido pedindo explicações aos agressores.

O responsável pela morte do nigeriano se identificou como membro fanático de uma equipe de futebol local. Enquanto gritava insultos racistas, golpeou Chidi na cabeça. Após a vítima ter caído no chão, ele continuou a atacá-lo com novos golpes.

Em seguida, o refugiado foi internado em estado grave. No entanto, ele não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital. Ele nunca chegou a retomar a consciência após o ataque.

Obrigados a deixarem seu país de origem por conta do Boko Haram, os refugiados percorreram uma longa travessia pela África até finalmente chegarem à costa mediterrânea. Na perigosa viagem, a noiva de Chidi perdeu o bebê que esperava.

O premier italiano, Matteo Renzi, telefonou às autoridades locais para oferecer suas condolências pela morte de Chidi.