Cotidiano

Refugiada imortalizada em revista é presa no Paquistão

a4.jpg PESHAWAR ? A forte expressão dos olhos verdes de Sharbat Gula a imortalizaram em uma capa da revista “National Geographic” de 1985. E, nesta quarta-feira, a refugiada afegã foi presa no Paquistão sob a acusação de falsificar o documento de identidade que usava no país.

Em 2015, Sharbat se tornou alvo de investigação das autoridades, que descobriram que os seus documentos que a identificavam como Sharbat Bibi eram falsos.

Em 1984, o célebre fotógrafo Steve McCurry capturou a expressão da menina, então com 12 anos, na sua chegada a um campo de refugiados da cidade de Peshawar, no Paquistão. Ela era mais uma das pessoas que deixava sua vida para trás por causa dos violentos conflitos no Afeganistão.

A foto foi capa da revista “National Geographic” em junho de 1985. A imagem se tornou famosa no mundo inteiro e rendeu a Sharbat o apelido de “Mona Lisa do Terceiro Mundo”.

Em 2002, dezessete anos depois, o fotógrafo reencontrou a afegã. Ela ainda vivia em um campo de refugiados ? mas desta vez em Nasir Bagh, que também fica no território paquistanês. Em uma nova foto, os seus expressivos olhos verdes mais uma vez foram capturados pelas lentes.