Cotidiano

Reformas estão no caminho certo, diz secretário do Tesouro americano

BRASÍLIA – O secretário do Tesouro Nacional americano, Jacob Lew, afirmou nesta terça-feira que tem visto sinais de melhora na economia brasileira por parte do setor privado. Segundo ele, as medidas para recuperar a confiança e as reformas estruturais estão no caminho certo para ?reorganizar o país? e voltar a crescer. Lew falou à imprensa em um pronunciamento feito antes de uma reunião com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Ele também deve encontrar, nesta tarde, o presidente Michel Temer.

? Temos visto sinais de melhora na economia por parte do setor privado e também temos visto oportunidades de mudança na realidade atual do Brasil devido aos importantes passos que têm sido tomados pelo governo para reorganizar o país. Há desafios no caminho à frente, mas nós entendemos que as reformas estruturais que estão sendo tomadas e o caminho que elas estão criando é o caminho correto para o retorno do crescimento e da força do Brasil ? disse.

O secretário afirmou que o país está em um momento de recuperação após uma severa recessão, ?provavelmente a pior dos últimos 100 anos?.

O ministro Meirelles também fez um pronunciamento de boas-vindas e lembrou que essa é a primeira visita de um ministro americano ao Brasil depois ?das mudanças e dessa nova administração?. Ele disse que, durante a reunião bilateral, eles vão discutir temas macroeconômicos, avaliação e percepções do Brasil e dos Estados Unidos.

? Para nós é uma oportunidade importante porque pretendemos discutir temas macroeconômicos, avaliação da situação econômica e perspectivas do Brasil e dos Estados Unidos. Também questões bilaterais, comerciais e outras questões relativas à intensa cooperação científica e de pesquisa. E também discussões sobre questões da área financeira e da área de cooperação internacional ? disse.