Cotidiano

Redução de juros e multa é primordial para adesão da micro e pequena indústria em programas de regularização tributária

Em levantamento encomendado pelo Sindicato da Micro e Pequena Indústria do Estado de São Paulo ao Datafolha, 25% das MPIs já aderiram a programas de tributação anteriormente

A 47ª rodada do Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria, encomendado pelo Simpi ao Datafolha, mostra que os caminhos para retomada do cenário econômico devem englobar medidas de regularização tributária. De acordo com o estudo, uma em cada três indústrias deseja participar de programas para normalização fiscal junto à Receita Federal, o que representa 30% dos entrevistados.

Para adesão aos refinanciamentos, as MPIs identificaram como prioridade a redução do valor de multa (78%), juros mais baixos do que os cobrados no valor original da dívida (76%) e prazo de 120 meses ou mais na quitação do débito (55%). Das empresas consultadas, 25% já aderiram a programas de regularização tributária disponibilizados em anos anteriores.

Questionadas sobre a situação dos próprios negócios em janeiro, 28% das MPI’s informaram que deixaram de pagar algum imposto no último mês; mesmo índice de dezembro de 2016. 75% também informaram que os impostos cobrados dificultam muito o desempenho da empresa.

Índice de Expectativa cresce

Apesar do quadro negativo, as Micro e Pequenas Indústrias têm expectativas positivas com o ano de 2017. Numa escala de 0 a 200, na qual quanto maior o valor, melhor a satisfação com a situação atual e a percepção futura, os empresários demonstraram uma visão melhor do que a apresentada no último mês e no comparativo com janeiro de 2016.

  Janeiro2016 Dezembro/2016 janeiro/2016
Índice de Expectativa (Geral) 119 98 100
Avaliação da Empresa 147 120 124
Faturamento 111 88 94
Margem de Lucro 100 87 83

 

Para o presidente do Simpi, Joseph Couri, a visão positiva vem de encontro com a crença em mudanças com a chegada de um novo ano: “O otimismo deve ser analisado com cautela. Infelizmente, a expectativa positiva do ano passado não refletiu positivamente nos indicadores atuais. Nós necessitamos de medidas governamentais que englobem as necessidades da Micro e Pequena Indústria, para que este otimismo se concretize no cenário econômico”.

     

A Pesquisa

O Indicador de Atividade da Micro e Pequena Indústria de São Paulo, encomendado pelo Simpi e efetuada pelo Datafolha, é reconhecido como sinalizador de tendência. É importante salientar que 42% das MPIs de todo Brasil estão em de São Paulo.

A íntegra das 47 pesquisas Simpi/Datafolha, desde março de 2013, está disponível no site da entidade (www.simpi.org.br).