Cotidiano

Rebaixado a ciclone pós-tropical, Matthew mata 7 na Carolina do Norte

201610081612030325_AP.jpg

WASHINGTON ? O furacão Matthew foi rebaixado à categoria de ciclone pós-tropical neste domingo, quando atingiu a Carolina do Norte e a Virgínia com força reduzida, mas ainda provoca destruição.O governador da Carolina do Norte, Pat McCrory, chegou a emitir um alerta, pedindo ajuda federal, por causa da grande destruição causada pello fenômeno natural. No estado, já foram registradas sete mortes em decorrência da catástrofe.

Os fortes ventos e chuvas causaram inundações e cortes de energia a 2,2 milhões de casas e estabelecimentos comerciais na costa do Atlântico nos Estados Unidos. Foram registradas 877 operações de resgate na Carolina do Norte.

O Matthew continua a ameaçar comunidades costeiras da Carolina do Norte e Virgínia. Ainda há possibilidades de enchentes, enquanto rajadas de vento de 120 quilômetros por hora foram registradas.

Os danos nos Estados Unidos, no entanto, foram muito menores do que no Haiti, onde Matthew tirou quase 900 vidas. Ao menos 13 pessoas na ilha caribenha também morreram de surtos de cólera desde a tempestade e cerca de 61.500 pessoas tiveram de ir para abrigos, segundo as autoridades.