Esportes

Rali Dakar começa com exame de covid

O brasileiro Reinaldo Varela busca o bi na categoria UTV no Rali Dakar, que começa domingo na Arábia Saudita

Rali Dakar começa com exame de covid

A 43ª edição do Rali Dakar larga no próximo domingo para 7.646km de competição durante 12 dias, mas a maratona já começou para todos os envolvidos. A dupla brasileira Reinaldo Varela/Maykel Justo, da equipe Monster Energy Can-Am, chegou ontem à Arábia Saudita, país onde será disputada a mais difícil prova off-road do mundo. Durante o voo que deixou o Brasil domingo, o duo que tentará a vitória na categoria UTV teve tempo de estudar o manual de 56 páginas preparado pelo time baseado em Russelsheim (Alemanha). Entre vários itens e regras, o documento inclui orientações sobre comportamento e compromissos para a corrida, como testes de detecção de covid-19 realizados 72 horas antes da entrada em território saudita e 48 horas após a chegada àquele país.

Uma das determinações da equipe composta por 34 pessoas é que todos devem ficar ligados nas mensagens via WhatsApp, que informarão a agenda diária e notícias ou determinações de última hora. “A pandemia é uma situação nova para todos, mesmo para a organização do Dakar. Então, estejam atentos e sejam solícitos com o pessoal da logística. Fiquem conectados ao WhatsApp”, orienta o manual.

“Chegando a Jedá, onde ficaremos baseados inicialmente, seremos submetidos a uma quarentena de 48 horas dentro do quarto do hotel. Todos vão cumprir isso à risca, inclusive porque qualquer deslize pode te tirar da prova”, frisa Varela, campeão do Dakar em 2018 e um dos candidatos ao título de 2021 na categoria UTV, ao lado do navegador Maykel Justo.

Somente amanhã os membros da equipe poderão deixar a quarentena no hotel para a área de serviço situada em um estádio, onde receberão todo o equipamento embarcado via navio para o país, oriundo da Europa.