Cotidiano

'Quem vir o filme vai entender por que foi selecionado', diz diretor de 'Pequeno segredo'

unnamed.jpgRIO ? Apesar do favoritismo de ?Aquarius? e ?Nise, no coração da loucura?, o diretor David Schurmann passou a manhã sentado em frente ao computador da sua produtora, em São Paulo, à espera da notícia com a qual sonhava nos últimos anos: a escolha do seu filme, ?Pequeno segredo?, para concorrer a uma vaga para indicação ao Oscar na categoria melhor filme estrangeiro. E a notícia veio: Links Pequeno Segredo

? Foi muito emocionante. Fico muito feliz e honrado com a escolha. Tínhamos esperança, afinal, a esperança é a última que morre, apesar de não ser um dos filmes mais falados. Sabemos que tem muita gente falando que não foi a melhor escolha da equipe, mas quero dizer que, quando essas pessoas assistirem ao filme, vão entender por que ele foi escolhido ? declarou o diretor, antecipando sua defesa em relação ao filme.

David considerou a escolha do Comitê ?sóbria e verdadeira? em relação ao perfil das escolhas da Academia.

? É uma história muito forte, sobre adoção e HIV, que fala de encontros de pessoas diferentes pelo mundo. A Academia busca este tipo de filme. Uma história que quebra tabus, que abre a mente das pessoas para dramas universais, como a doença. É diferente do perfil dos filmes que vão para Cannes. São perfis diferentes de filmes: por isso, não é certo que um filme que vá bem em Cannes seja indicado ao Oscar ? alega David, na defensiva.

Sobre ?Pequeno segredo?, David acredita no ?meio do caminho? entre um filme de arte e um filme comercial.

? Assim como ?Babel? ou ?Crash?, que são filmes que foram para o Oscar, acredito que ?Pequeno segredo? também tenha este perfil de meio do caminho entre um filme de arte e um filme comercial. Respeito os dois, tanto Cannes quanto o Oscar, mas eu fiz um filme para o Oscar. Eu vi ?Aquarius? em Cannes, como Kleber, achei um filme maravilhoso, lindíssimo, mas não se comunica com o Oscar como o nosso, é filme para este tipo de festival.

Em relação às críticas que pipocaram na Internet sobre a escolha de ?O pequeno segredo?, David contou que está sendo torpedeado de reclamações sobre o fato de ?metade da equipe ser estrangeira?.

É uma história muito forte, sobre adoção e HIV, que fala de encontros de pessoas diferentes pelo mundo. A Academia busca este tipo de filme. Uma história que quebra tabus, que abre a mente das pessoas para dramas universais, como a doença

? As pessoas estão muito inflamadas, é uma característica do nosso tempo, acho natural, mas eu sou só um cineasta defendendo seu filme, que levou seis anos para ficar pronto. Ao contrário do que estão dizendo, o meu filme não tem ?metade da equipe estrangeira?: temos uma diretora de arte que não é brasileira, porque o nosso diretor de arte, que era brasileiro, foi chamado para fazer ?Narcos? em cima da hora e ficamos na mão, e todos os grandes diretores de arte brasileiros já estavam trabalhando. Recebi uma indicação da Bridget Broch, que logo comprou a ideia do filme. O diretor de fotografia Inti Briones é peruano, chileno e brasileiro, e disso pouca gente sabe. Mesma coisa, o nosso diretor foi para ?Nise? e todos os grandes diretores de fotografia brasileiros já estavam trabalhando. E era meu primeiro longa, eu queria um grande diretor de fotografia. Além deles, dois atores são de fora, porque fazia sentido à história.

David contra-argumentou: de acordo com ele, há pessoas de dez estados brasileiros diferentes na equipe do longa, ao contrário de ?filmes que só trabalham com a mesma panelinha?:

? Considero meu filme mais brasileiro do que muitos filmes que só fazem com a sua panelinha ? atacou David, sem especificar quais filmes.

Outra crítica que David rebateu foi a de que ?ninguém viu o filme?:

? A campanha de divulgação só está começando agora. A estreia do filme estava marcada para junho, mas estávamos aperfeiçoando a mixagem de som e os efeitos especiais. Tem uma cena com uma baleia que eu não sosseguei enquanto não ficou perfeita. Não queria que ninguém achasse que não era uma baleia de verdade. É um filme de padrão internacional. Pequeno Segredo: Trailer oficial

Agora, a estratégia do diretor é focar na divulgação internacional do longa: já tem reuniões marcadas com produtores e distribuidoras estrangeiras, e no país o longa estreia no dia 22 de setembro em um circuito pequeno, que depois será alargado para 300 salas.

? Acredito que temos filme para isso. É uma história emocionante que levou seis anos para ficar pronta e vai trilhar seu caminho agora. Filmes brasileiros que disputaram vaga para indicação ao Oscar

Sobre os diretores que retiraram seus filmes da corrida, depois de críticas a “Aquarius”, como Anna Muylaert (?Mãe só há uma?) e Gabriel Mascaro (?Boi Neon?), David diz que respeita as decisões pessoais, mas que jamais teria feito.

? Cada um faz a escolha que quer e viva com suas consequências. Cada um fez o que achava que era certo. Agora eu pergunto: vale a pena? É uma decisão pessoal. Eu nunca faria isso, tenho respeito a toda minha equipe de trabalho.