Esportes

Quem é Inglaterra? e Tunísia?

O Grupo G da Copa do Mundo 2018 tem uma campeã do mundo, mas a cabeça de chave é a Bélgica, tentando mostrar que chegou a hora de colocar toda a sua qualidade técnica em campo, fazendo uma grande campanha na Rússia. A Inglaterra, por sua vez, tem menos pressão do que em edições anteriores, com uma equipe jovem, renovada e inexperiente. Correndo por fora, estão a Tunísia, que retorna aos Mundiais após 12 anos, e o caçula Panamá.

Invicto há dez partidas, a Inglaterra estreia hoje com a “árdua” missão de avançar da primeira fase. Isso porque há quatro anos, no Brasil, deixou o Mundial com apenas um ponto conquistado em três jogos na chave da morte, que teve Uruguai, Itália e Costa Rica. Hoje o compromisso é contra a Tunísia, às 15h (de Brasília) em Volgogrado. Horas antes, ao meio-dia, Bélgica e Panamá terão aberto a 1ª rodada.

Durante a caminhada para a Copa, a Inglaterra decepcionou também na Euro 2016, eliminada nas oitavas de final para a Islândia. Já em seu último jogos antes de chegar a este Mundial, venceu Nigéria (2 a 1) e Costa Rica (2 a 1).

No elenco, a confiança está alta. Quem afirma é o meia Ruben Loftus-Cheek, de 22 anos. “[O técnico] Gareth promove um ambiente tranquilo, de confiança. Os jogadores percebem isto e têm muita fé. Estamos jogando um futebol realmente bom. Obtivemos alguns bons resultados rumo à Copa e chegamos confiantes”.

A equipe

Segundo a imprensa britânica, o meio de campo inglês deve formar hoje com Jordan Henderson, Jesse Lingard e Dele Alli, apoiando Harry Kane e Raheem Sterling no ataque. Na defesa, Harry Maguire poderá entrar no lugar do capitão do Chelsea Cahill, com Ashley Young na lateral esquerda, em detrimento de Danny Rose. Na seleção da Tunísia, o destaque é o camisa 10 Wahbi Khazri, de 27 anos e jogador do Rennes, da França. Ele é um dos quatro jogadores da equipe que superam a marca de 40 jogos disputados.