Cotidiano

Qualidade: Prefeitura investe R$ 8,8 milhões na educação infantil

O objetivo é zerar a lista de espera e proporcionar ainda mais qualidade nos atendimentos

Toledo – Nos últimos anos, a educação em Toledo foi marcada por investimentos que somaram mais de R$ 8,8 milhões. Para a educação infantil reformas, ampliações, contratação de mais professores e inaugurações de novos Cmeis (Centros Municipais de Educação Infantil) foram realizados, resultando na geração de mais de 900 novas vagas para crianças de até três anos até o fim de 2016. 

O objetivo da administração é zerar a lista de espera da Secretaria Municipal de Educação e proporcionar ainda mais qualidade nos atendimentos. Com obras em fase de conclusão, outros Cmeis, além dos que já estão em funcionamento, começam a atender parte da demanda da Vila Paulista e do Loteamento LR Schneider ainda no primeiro semestre do ano.

“Investimos fortemente para melhorar as condições físicas e estruturais das escolas e centros municipais de educação infantil, pois acreditamos que a educação é transformadora e precisamos dar garantias para que nossas crianças tenham um futuro promissor”, relata o prefeito Beto Lunitti.

Ainda para 2016 está prevista a construção de mais três unidades de educação infantil. No Jardim da Mata as obras já iniciaram. Além disso, tramitam as licitações para construção do Cmei dos jardins Carelli e Santa Clara IV por meio de recursos do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

“Aproximadamente 2.200 crianças de até três anos já são atendidas pela educação infantil em Toledo e a meta é ampliar gradativamente este número, por meio da construção dessas novas unidades e contratação de mais servidores”, afirmou a secretária de Educação, Tania Elisete de Grandi.

Ampliações

Para melhorar o atendimento às crianças, a Secretaria de Educação do município também executou diversas reformas, ampliações e adequações nos Cmeis. Desde 2014 são elaborados projetos e executadas adequações elétricas nas instituições, entre elas os centros Elizia Ribeiro Carraro, Cantinho Feliz, Karine, Diva Bordim, Crescer e Aprender, Nona Gema e Cleusi Aparecida Berger.

Contratações

Novos servidores ocuparam vagas para reposição do quadro e também para atuar nos centros de educação infantil inaugurados recentemente. Em 2013 foram 60 contratações, além das 47 em 2014 e mais 25 professores convocados no ano passado.

“Além disso, o concurso público que será realizado ainda no primeiro bimestre de 2016 prevê a contratação de mais 15 novos professores à educação infantil”, comentou a secretária Tania.