Esportes

Puig desbanca Kerber e conquista primeiro ouro da história de Porto Rico

RIO – Depois de encantar o público com sua raça, talento e carisma, Mónica Puig acaba de fazer história na quadra central da Rio-2016. Ao derrotar a favoritíssima alemã Angelique Kerber, por 6/4, 4/6 e 6/1, em 2h01m, a número 34 do mundo e debutante olímpica saboreou, aos 22 anos, o primeiro ouro da história de Porto Rico. Até este sábado, o país tinha colecionado, apenas oito medalhas. Fim de jogo, Puig, que tem apenas um título na carreira, em Estrasburgo, em 2014, não segurou as lágrimas. Tenis-Fem_1308

Atual campeã do Aberto da Austrália, em janeiro, Kerber não foi a única vencedora de Grand Slam a ser despachada pela portorriquenha. Nas oitavas, Puig bateu a espanhola Garbine Muguruza, atual campeã de Roland Garros, e, nas semifinais, desbancou ninguém menos do que a tcheca Petra Kvitova, bicampeã em Wimbledon (2012 e 2014).

Enorme felicidade da portorriquenha de um lado, um balde de água fria na torcida alemã do outro. Afinal, Kerber era a primeira alemã, desde Steffi Graf, em Barcelona, em 1992, a chegar à decisão feminina de simples.

Na grande final, a campeã, no set final, chegou a abrir 5/0 e desperdiçou o primeiro match point no saque da adversária. No game seguinte, Puig teve mais três chances. Aproveitou a última para fechar o jogo e fazer história.

Também neste sábado, Kvitova ficou com o bronze, ao derrotar a americana Madison Keys, por 2 sets a 1.

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu