Esportes

Psicólogo do FC Cascavel ajuda atletas a manter mente equilibrada

Cascavel – Eles não chegam ao Centro de Treinamento sem carregarem uma história por trás. Cada um dos atletas do FC Cascavel tem um passado, um contexto familiar e um jeito diferente de lidar com as situações do cotidiano. Assim como qualquer outra pessoa, um problema pessoal também pode acabar interferindo no desempenho profissional de um jogador. E é para ajudar o elenco do time cascavelense a manter a mente em equilíbrio que o psicólogo Antônio Barbosa trabalha.

“Todo dia tem um atleta que está mais desanimado, com algum problema. Principalmente aqueles jogadores que não trazem a família junto, que têm saudade, possuem dificuldades na família… Temos então que trabalhar a resiliência, fazer o atleta superar essas adversidades para produzir em campo”, comenta o profissional.

Antônio também precisa estar presente quando o jogador sofre uma lesão e apoiar quando bate aquela ansiedade de pré-temporada. “Lesão é algo que mexe muito com eles. No processo de recuperação, fora dos jogos, eles começam a ficar abatidos. Temos que estar bem próximos deles nesse momento”, detalha o profissional.

Para isso, o psicólogo do clube está sempre na atividade dentro e fora do CT: seja com os trabalhos individuais ou com as ações em grupo, ouvindo, aconselhando, aplicando dinâmicas, mostrando a importância da união entre os jogadores e outros pontos indispensáveis pra que todos pensem e ajam como um time campeão.

Faz a diferença

O atacante Tonny Passos acredita que esse atendimento psicológico oferecido pelo FC Cascavel faz toda a diferença. “Jogadores passam por fases boas e ruins. Às vezes, precisamos de uma palavra de conforto que o psicólogo sempre sabe nos dar. Tem horas que dá uma apertada no coração e ele nos ajuda a lidar com isso. Assim os fatores extracampo não influenciam no nosso trabalho dentro do gramado”.