Cotidiano

PSC e PSL elegem as duas maiores bancadas

O PSC do prefeito eleito Leonaldo Paranhos conquistou uma vaga a mais e estará representado na Casa por três novatos

Cascavel – Foi-se o tempo em que PMDB, PSDB, PT e outros partidos tradicionais detinham o domínio na Câmara Municipal de Cascavel. Com três vereadores cada, PSC e PSL terão as duas maiores bancadas a partir de 1º de janeiro próximo, quando tomarão posse os eleitos no último domingo.

O PSC do prefeito eleito Leonaldo Paranhos conquistou uma vaga a mais e estará representado na Casa por três novatos: Carlos Luiz de Oliveira, Misael Júnior e Alécio Espínola. Os dois atuais vereadores (Vanderlei do Conselho e Fernando Winter) não se reelegeram.

Já o PSL reelegeu Romulo Quintino (o mais votado entre todos) e emplacou os novatos Sidnei Mazutti e Valdecir Alcântara. Há quatro anos o partido também fez três cadeiras, mas caiu para duas no decorrer da legislatura por conta da migração de Claudio Gaiteiro para o PSDB.

PR e PPL passarão a ter dois representantes cada. O primeiro reelegeu Gugu Bueno (atual presidente da Câmara) e Celso Dal Molin e o segundo emplacou os estreantes Serginho Ribeiro e Fernando Halberg. Em 2012, o PPL havia conquistado apenas uma cadeira, com Marcio Pacheco.

OUTROS PARTIDOS

O Pros manteve a sua cadeira com Jorge Bocasanta e o PTN com Jaime Vasatta. O mesmo ocorreu com o PMDB, que não reelegeu Rui Capelão, mas será representado Roberto Parra, e com o PSDB, que elegeu Pedro Sampaio.

PMB, PSDC, PP, PHS e PTC serão estreantes na próxima legislatura, cada um com um vereador: Sebastião Madril da Silva, Damasceno Júnior, Mauro Seibert, Olavo Santos e Josué de Souza, respectivamente. O PSDB também manteve uma vaga na Câmara, com a eleição de Pedro Sampaio.

PERDA DE ESPAÇO

PSD e PDT foram os partidos que mais perderam espaço no Legislativo cascavelense na eleição de domingo. O primeiro não atingiu legenda, fato que eliminou de uma tacada só quatro vereadores atuais: João Paulo, Ganso sem Limite, Robertinho Magalhães e Walmir Severgnini. Já o segundo reelegeu apenas Aldonir Cabral, perdendo uma das duas cadeiras atuais.