Cotidiano

Protesto acaba com 17 detidos em frente à Convenção Republicana

CLEVELAND, EUA ? Pelo menos 17 pessoas foram detidas nesta quarta-feira após manifestantes queimarem uma bandeira americana nos arredores do local onde acontece a Convenção Republicana, em Cleveland. Após a intervenção dos bombeiros, alguns manifestantes se
recusaram a abandonar o protesto e tentaram atear fogo a outra
bandeira. Houve então enfrentamento com a polícia, que efetuou as prisões.

Há relatos de vários manifestantes
que foram ordenados a se ajoelhar no chão por agentes que tentavam conter a manifestação. Desde o início da convenção, esperava-se que milhares de manifestantes contrários
a Donald Trump ocupassem os entornos do evento.

No entanto, não houve mais registro de grandes protestos em massa com episódios violentos em Cleveland. Até então, apenas outras cinco pessoas haviam sido detidas.

Dois manifestantes foram detidos sob acusações por agredir um policial, e os outros por incitação à violência. A Constituição americana prevê que queimar a bandeira americana não pode ser motivo de acusação, já que esta é uma ação que faz parte do direito de expressão dos cidadãos.

O republicano foi confirmado como o candidato da legenda na terça-feira. Trump discursará na Convenção Nacional do Partido Republicano, ao vivo, nesta quinta-feira, quando aceitará formalmente a nomeação e ? conforme prometido ? apresentará ?como vamos construir um futuro mais brilhante e mais cheio de esperança para todos os americanos?.

As ruas de Cleveland estão sendo vigiadas por milhares de policiais,
que acompanham de perto cada protesto realizado na cidade.