Cotidiano

Promotoria faz audiência para debater a saúde

Medianeira – O Centro Popular de Cultura Arandurá, em Medianeira, realiza hoje à tarde audiência pública para discutir o atendimento básico à saúde no Município. Promovido pela Promotoria de Justiça de Medianeira e pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do Ministério Público do Paraná, com apoio do Município, da Secretaria Estadual de Saúde, do Ministério da Saúde e de entidades da sociedade civil, o evento faz parte do Programa Suscom+, do MPPR, que amplia e fortalece a participação direta da comunidade nas discussões sobre a atenção básica à saúde.

Com a audiência, a intenção é facilitar a identificação das questões sanitárias mais críticas e a seleção de uma prioridade que deverá ser objeto de atuação do gestor municipal de saúde. A ideia é também discutir, no âmbito local, o próprio direito à saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde. A audiência busca ouvir a percepção da comunidade sobre as questões relacionadas à saúde. Posteriormente, em data a ser definida, haverá uma segunda audiência pública (ou ato equivalente) para prestação de contas em relação ao que for deliberado no encontro do deste mês.

Participarão do ato membros do Ministério Público e da Secretaria Municipal de Saúde, conselheiros municipais de saúde e representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e da Câmara de Vereadores, entre outras instituições. Qualquer pessoa interessada está convidada e pode participar da audiência pública. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (45) 3264-4087 (Promotoria de Justiça de Medianeira) e (41) 3250-4888 (Caop da Saúde Pública) ou pelos e-mails [email protected], (Promotoria de Justiça de Medianeira) e [email protected] (Caop da Saúde).

Os dados relacionados à saúde do Município estão disponíveis na página do Caop e na Promotoria de Justiça de Medianeira. O Ministério Público do Paraná sugere que os interessados em participar da reunião não deixem de consultar previamente esses documentos.