Cotidiano

Promotor investiga Macri por alívio de dívida de empresa ligada a sua família

64369927_Argentine President Mauricio Macri gestures during a news conference at the Casa Rosada.jpgBUENOS AIRES – O promotor argentino Juan Pedro Zoni abriu nesta terça-feira uma investigação penal contra o presidente Mauricio Macri e o ministro das Comunicações, Oscar Aguad, suspeitos de terem favorecido uma empresa que pertenceu ao grupo empresarial Macri numa negociação com o Estado. A companhia em questão é o Correio Argentino, que pertenceu ao grupo Socma (da família Macri) e foi nacionalizada pelo kirchnerismo. MACRI

Antes de ser reestatizada pelo governo do presidente Néstor Kirchner (2003-2007), a empresa tinha dívidas milionárias com privados e, também, com o Estado. Em meados do ano passado, quando Macri já era presidente, essa dívida foi renegociada, de acordo com o promotor, favorecendo amplamente o grupo Socma. Segundo informações publicadas pela imprensa local, o Estado teria aceito receber apenas 2% do montante total da dívida acumulada pela empresa no passado.

O caso está em mãos do juiz Ariel Lijo e as investigações começarão nos próximos dias. A denúncia foi apresentada por um partido ligado ao kirchnerismo e, paralelamente, por um advogado independente.

O chefe de Gabinete, Marcos Peña, informou nesta terça que a Casa Rosada solicitará uma auditoria sobre o acordo entre o grupo Socma e o Estado à Auditoria Geral da Nação.

? Queremos evitar qualquer tipo de dúvida sobre a possibilidade de um conflito de interesses, que nós acreditamos que não existiu ? declarou o chefe de Gabinete do governo Macri.