Cotidiano

Promessa não cumprida

As tão esperadas contratações de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), prometidas para a última sexta-feira (23), pelo reitor da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), Paulo Sérgio Wolff, o Cascá, não passaram de promessas, que também foram firmadas pelo secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes, em recente visita à Cascavel. Nem mesmo reunião com o governador do Paraná, Beto Richa, que ocorreu durante a semana passada, foi capaz de solucionar o problema da falta destes profissionais, que se arrasta há oito anos.

De acordo com o assessor jurídico do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná), Elcir Zen, até a tarde de sexta-feira (23), a reitoria não havia noticiado nenhuma contratação. Por conta disso, segue a elaboração do mandado de segurança contra o Estado e a Unioeste que pede, em caráter de urgência, intérpretes em sala de aula. “Terminamos de coletar documentos nesta semana e é bem provável que na segunda-feira (26) protocolamos o pedido”, afirma Zen.

Procurar a Justiça para garantir um direito constitucional foi a única medida encontrada por professores, acadêmicos e servidores que dependem deste profissional para repassar e absorver os conteúdos em sala. Zen reitera que é visível a má vontade dos gestores estaduais quanto à manutenção dos intérpretes de Libras na universidade. “Nunca há profissionais suficientes, a cada pouco eles saem e não existe substituição”, diz.

A Surdovel (Associação de Surdos de Cascavel), que está representada no mandado de segurança, também não foi informada pela universidade quanto às contratações.

Os intérpretes de Libras são contratados por meio de PSS (Processo Seletivo Simplificado). Assim que identificada a demanda, a Unioeste tem autonomia para contratá-los. Conforme a Seti (Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), o Estado é responsável por prover orçamento que possibilite as contratações.

A reitoria, por sua vez, não retornou à reportagem até o fechamento desta edição para esclarecer por que as contratações dos intérpretes de Libras não foram efetuadas no prazo prometido por Cascá.

Legenda: Em setembro, protesto no centro de Cascavel pedia a contratação de intérpretes de Libras

(local unioeste intérpretes_as)

BOX

Manifestação

Além do mandado de segurança, o Sinteoeste em parceria com a Surdovel organiza um protesto para maio, em Curitiba, a fim de sensibilizar o governo estadual quanto a necessidade de concurso público a este profissional, que garante a permanência dentro das universidades.