Cotidiano

Projeto recupera o entorno de nascentes

Foz do Iguaçu – Como parte do projeto de reflorestamento do entorno das nascentes do Córrego Brasília, na Vila C, em Foz do Iguaçu, a Itaipu Binacional realizou o plantio de 50 mudas de ipê no local. Entre os participantes estavam alunos do Colégio Estadual Flávio Warken e das Escolas Municipais Padre Luigi Salvucci e Arnaldo Isidoro de Lima; jovens do Projeto Meninos do Lago; representantes do governo municipal e de diversas áreas de Itaipu e de organizações comunitárias.

“Já plantei muitas mudas aqui. Sei que isso vai ajudar as futuras gerações. Dificilmente verei essas árvores crescidas, mas meus netos poderão aproveitá-las”, comemorou a moradora da Vila C, Marli Teixeira Sonson.

Segundo o gestor de bacia hidrográfica da diretoria de Coordenação de Itaipu, Rubens de Souza André, que participou do plantio, esse trabalho é importante principalmente por envolver crianças e jovens e despertar neles a ideia da preservação ambiental. “Com o plantio, recuperamos uma área originalmente toda coberta por árvores e que com o passar do tempo foi degradada pela ocupação irregular”.

As nascentes do Córrego Brasília estão localizadas em uma área de preservação permanente da região, na divisa entre os bairros Vila C Velha e Vila C Nova. A água que corre por ele deságua no Rio Bela Vista, que integra o complexo do Canal da Piracema. Este fator impõe uma preocupação a mais com a qualidade do curso da água, visto que ele pode afetar o meio ambiente e também interferir na prática da canoagem do Projeto Meninos do Lago no Canal Itaipu.

Uma das maiores dificuldades encontradas pelos profissionais que estão atuando na recuperação do córrego é a presença constante de lixo doméstico. Segundo o pedagogo Enzo Maschio Figueiredo, da Itaipu, o plantio é simbólico porque o mais relevante na ação é envolver toda a comunidade no cuidado da área. “É necessário falar sobre as árvores, mas também sobre a separação do lixo e, mais do que isso, realizar ações que conscientizem toda a população”.

Histórico

As ações ambientais desenvolvidas no córrego – sempre ligadas ao reflorestamento, proteção e recuperação das nascentes – estão sendo realizadas desde 2014. No ano passado, plantios realizados nos meses de maio, junho e setembro, somaram ao lugar 350 mudas de árvores nativas. As iniciativas são coordenadas pela Diretoria de Coordenação de Itaipu.