Política

Projeto orienta socorro em caso de engasgamento

Toledo – “Salvar vidas. Esta é a minha intenção com esse projeto”, argumenta a vereadora Olinda Fiorentin (PPS), autora do Projeto de Lei 53, que dispõe sobre a obrigatoriedade da afixação de cartazes ilustrativos sobre o método pré-hospitalar denominado Manobra de Heimlich, uma manobra usada para primeiros socorros em casos de engasgamento.

De acordo com a proposição, os cartazes com as orientações deverão ser afixados nas instituições de ensino, nos Restaurantes Populares e em estabelecimentos que comercializam alimentos para consumo no local.

Olinda comenta que o procedimento visa ao socorro de pessoa com as vias aéreas bloqueadas, ou engasgada, para evitar que a asfixia resultante cause uma súbita queda de oxigenação que pode levar à morte.

Segundo ela, a proposta é levar ao conhecimento dos proprietários de restaurantes, lanchonetes e similares, assim como aos servidores públicos das instituições de ensino e dos restaurantes populares, e também à população em geral, informações sobre o engasgamento e o método de atendimento.

“A asfixia, ou engasgamento, é uma causa comum de morte após engasgo com alimentos e provocada por uma súbita queda de oxigenação que pode levar à morte em poucos minutos se não solucionada rapidamente”, explica a vereadora, que observa que balas, doces, bombons e alimentos diversos podem ser responsáveis pelo engasgar. “O alimento, ao ser deglutido de forma inadequada, pode bloquear as vias respiratórias e a passagem de ar para os pulmões ao impactar a garganta”, destaca o texto do projeto de lei, que acrescenta também que “quando algo bloqueia a passagem de ar, não há tempo suficiente para esperar pela chegada de um socorro médico”, assim, cabe a pessoa mais próxima agir rapidamente.

O método

A chamada Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho e foi descrita pela primeira vez em 1974 pelo médico estadunidense Henry Heimlich. O procedimento induz uma tosse artificial com o intuito de expelir o objeto ou o alimento da traqueia da pessoa. Essa manobra foi reconhecida pela Cruz Vermelha e já é de domínio público em vários países, onde é comum se encontrar cartazes com essas instruções, especialmente em restaurantes.

Pela proposta na Câmara, o cartaz deverá ser afixado em local de fácil visualização, contendo informações com ilustrações passo a passo sobre a manobra, tanto em adultos como em bebês, além dos números de telefone do Samu (192) e do Siate (193).

Votação

No primeiro turno, o projeto foi aprovado com dez votos favoráveis e cinco contrários. Já no segundo turno a proposta ganhou o apoio de todos os vereadores e foi aprovada por unanimidade. Ele segue agora para sanção do Executivo.