Cotidiano

Professores fazem 4 exigências a Beto Richa

Curitiba – Os professores da rede pública de ensino do Paraná apresentaram quatro demandas ontem à Secretaria de Estado da Educação. Os pedidos foram resumidos em uma carta chamada “Pauta em defesa da legalidade”.

O documento foi encaminhado pela APP-Sindicato e cita o não pagamento dos reajustes salariais com base na inflação desde o ano passado, equivalente a 8,53%.

A segunda demanda é um tema que está no Judiciário: os professores querem que o governo retome a antiga contagem na distribuição da hora-atividade. A lei exige 30% de tempo fora de sala; mas o governo “descobriu” que cada hora/aula são apenas 50 minutos e, com isso, fez os professores darem mais aulas para chegarem aos dois terços.

Os professores pedem um edital imediato do PDE e o reconhecimento de mestrado e doutorado para que avancem na carreira; e, por último, equiparação do vale-transporte ao que é recebido pelos professores, reajuste do vale-alimentação e pagamento do salário mínimo regional para os funcionários de escola que recebem menos que o mínimo regional.