Cotidiano

Professores e funcionários das escolas decidem nesta quarta-feira sobre greve no Paraná

Pauta alega a falta de condições sanitárias para o retorno híbrido, anunciado pela secretaria de Estado de Educação

Professores e funcionários das escolas decidem nesta quarta-feira sobre greve no Paraná

Professores e funcionários da rede estadual de ensino do Paraná marcaram uma assembleia on-line para o fim da tarde desta quarta-feira. Na pauta, está a possibilidade de greve da categoria, que alega falta de condições sanitárias para o retorno híbrido, anunciado pela secretaria de Estado de Educação para a partir do dia 1º de março. A reportagem é do Bem Paraná.

Na assembleia anterior, também convocada pela APP-Sindicato, a categoria já havia aprovado uma greve a partir desta quinta-feira (18). Após o governo do Paraná anunciar o adiamento das aulas presenciais para o dia 1 de março, a direção estadual, junto com o comando de greve, resolveu convocar a categoria novamente para decidir coletivamente sobre o início da greve. “O que gostaríamos neste momento é o retorno às atividades nas escolas, mas as condições sanitárias não são suficientes para que isso aconteça com a segurança que os trabalhadores da educação e que os estudantes tem direito e merecem. Nós, da direção estadual, temos cobrado insistentemente do Estado para que ele garanta estas condições. É uma luta pela defesa da vida”, disse a secretaria de Funcionários da APP, Nadia Brixner.

No dia 9 de fevereiro, o governo do Paraná anunciou o adiamento do início das aulas no modelo híbrido em escolas públicas estaduais para 1º de março Segundo a SEED (Secretaria de Estado da Educação), o início do ano letivo está mantido para 18 de fevereiro, mas ainda com atividades remotas por meio do Aula Paraná, na TV Aberta, aplicativo, YouTube, Google Classroom e atividades impressas, assim como aconteceu no ano passado.

As aulas presenciais na rede estadual estão suspensas desde 20 de março de 2020 por causa da pandemia de coronavírus. “Nosso plano já previa alguns dias de treinamento. Tivemos um pedido de mais de 2 mil diretores de mais alguns dias para prepararem as escolas com mais eficiência. Também temos a organização do transporte escolar nos municípios, cujo pagamento será antecipado neste mês. É um modelo seguro e com ensino moderno, com aulas híbridas e síncronas, com interação ao vivo”, destacou o secretário estadual de Educação, Renato Feder, durante coletiva de imprensa que aconteceu no dia 9 para anunciar o cronograma da rede de ensino.

De acordo com informações repassadas pela Seed, até o dia 1º de março, os estudantes terão uma revisão dos conteúdos de 2020. A Seed pretende abrir as escolas entre os dias 24 e 26 fevereiro com atendimentos agendados, além de promover reuniões on-line, para que os estudantes recebam orientações sobre o protocolo sanitário e como funcionará o modelo híbrido. O retorno dos alunos será a partir do dia 1º de acordo com cronograma acertado entre a Seed e a secretaria de Estado de Saúde, que prevê retorno por três grupos de faixa etária.

Veja o cronograma estabelecido pela secretaria:

18/02 – Início do ano letivo com aulas remotas para reforço dos conteúdos de 2020 e nivelamento;

18, 19, 22 e 23/02 – Gestores, professores, pedagogos e demais funcionários passam por treinamento pedagógico e sanitário;

24 e 26/02 – Estudantes vão até as escolas seguindo escalonamento para entender modelo híbrido e normas sanitárias;

01/03 – Início das aulas presenciais no modelo híbrido.

Como será o retorno escalonado

Primeira semana – Educação Infantil e Fundamental I;

Segunda semana – Fundamental II;

Terceira semana – Ensino Médio e Ensino Profissionalizante.