Cotidiano

Problemas na Vila dos Atletas podem afetar qualquer imóvel

2016_925411168-201607241256281064.jpg_20160724.jpg Conteúdo RIO – Desde o último domingo, o Brasil inteiro acompanha os contratempos enfrentados por algumas delegações que chegam à Vila dos Atletas no Rio para as Olimpíadas. As reclamações, que começaram com os representantes da Austrália, dão conta de infiltrações, entupimentos e falta de acabamento, sanados por uma força-tarefa ao longo da semana. Na hora de justificar os problemas, muito se falou sobre a dificuldade de garantir a perfeição na entrega de um empreendimento dessa proporção, com 3.604 apartamentos. Mas a verdade é que muitos brasileiros enfrentam uma verdadeira corrida com barreiras até ocupar um imóvel novo.

A servidora pública Carolina, que prefere não ter o sobrenome identificado, já passou por situações parecidas duas vezes.

? No primeiro caso, depois de alguns meses morando no local, começou um vazamento no banheiro para o apartamento de baixo. No outro, sofri com um vazamento no vaso sanitário do banheiro social ? conta ela. ? Nos dois episódios, as construtoras resolveram rápido, mas tive a sensação de que os problemas apareceram porque foram feitos testes muito superficiais antes da entrega das chaves.

Para evitar isso, só existe um caminho, de acordo com especialistas: uma vistoria caprichada em todas as dependências.

? Quando a pessoa entra num imóvel, está tão eufórica por ter adquirido aquele bem que deixa de observar coisas básicas. Por isso, a vistoria inicial é muito importante ? adverte o engenheiro mecânico Ubiratan Oliveira, que é coordenador das graduações de engenharias no Ibmec-Rio.

Se possível, segundo ele, isso deve ser feito na companhia de um especialista. Mas há uma série de verificações que qualquer pessoa pode fazer.

? Na parte elétrica, absolutamente todas as tomadas e bocais de lâmpadas devem ser testados. Para isso, o proprietário pode comprar uma chave de teste e usar uma lâmpada ? aconselha Oliveira.

Ainda neste aspecto, o arquiteto e urbanista Thoni Litsz lembra da importância de conferir se existe um quadro trifásico de 220 volts no apartamento.

? Caso contrário, o morador certamente vai ter que pedir aumento de carga, o que fica mais caro conforme o andar. No terceiro, por exemplo, seria R$ 1 mil só de fio ? ilustra.

POR ÁGUA ABAIXO

Não menos importante é a parte hidráulica. Para garantir que o apartamento esteja livre de entupimentos e vazamentos, Litsz recomenda abrir todas as saídas de água por cinco minutos. Isso inclui registros, torneiras, chuveiros e descargas.

? Se o volume estiver baixo, é porque a bomba não tem pressurizador ou a água está infiltrando em algum lugar ? diz o arquiteto.

Feito o teste, é hora de conferir paredes minuciosamente em busca de umidade. Se isso acontecer, é sinal de vazamento. Também vale jogar água sobre os ralos para verificar o caimento.

Outro ponto sensível é o local onde estão instalados os aparelhos de ar-condicionado. Verifique se há um sistema adequado de coleta da água eliminada pelo equipamento.

? Já atendi a um cliente que perdeu todo o papel de parede, porque isso simplesmente não foi feito na construção, e a água infiltrava na parede ? relata Litsz.

E para quem não vive sem televisão, é bom lembrar de checar a entrada para cabos. Como afirma Litsz, alguns prédios deixam de lado essa infraestrutura.

? Tem que ficar em cima das construtoras para ver se esse cuidado foi tomado ou solicitar uma vista técnica da empresa de TV ? comenta ele.

As portas e as janelas também merecem atenção. Neste caso, o engenheiro Ubiratan Oliveira afirma que todas as fechaduras devem ser testadas, assim como as janelas.

? É importante conferir se há impermeabilização de silicone para evitar estresse na hora das chuvas ? acrescenta.

Com relação ao piso, Oliveira também tem uma dica: o proprietário deve ficar em silêncio e caminhar por toda a extensão do imóvel. Se ouvir um estalo, é porque aquele piso pode estar soltando.

De um modo geral, na opinião de Oliveira, as construtoras não são negligentes. Mas problemas com verbas ou prazos podem desencadear em percalços como os registrados na Vila dos Atletas. E estes são aspectos que também devem ser observados com atenção.

? Se a empresa começou a atrasar e mudar os prazos, já é um sinal de alerta. Por isso, é importante periodicamente observar a continuidade da construção. Caso os trabalhos estejam a pleno vapor e, de repente, permaneça apenas uma equipe reduzida, alguma coisa errada está acontecendo. E isso pode virar uma dor de cabeça mais tarde ? alerta o engenheiro.

PARA SE RESGUARDAR

Quem encontrar problemas depois de toda a checagem deve avisar a empresa responsável imediatamente. E se os problemas são muitos, o advogado Arnon Velmovitsky, especialista em direito imobiliário, avisa que é melhor nem pegar a chave até que sejam corrigidas as imperfeições.

? Sempre registre todas as queixas por escrito. É aconselhável protocolar, guardar recibos ou até enviar um telegrama com aviso de recebimento. Tudo deve ser resolvido dentro de um prazo razoável de uma semana a 15 dias. Se passar disso, é hora de buscar seus direitos ? alerta.

Por meio de nota, as construtoras Carvalho Hosken e Odebrecht, responsáveis pelos edifícios da Vila dos Atletas, informaram que problemas constatados após a conclusão das redes alimentadoras de água e energia podem acontecer no início de utilização de novas construções.

?Um condomínio residencial é usualmente ocupado de forma paulatina, num período entre seis meses e um ano após sua entrega, à medida que as famílias se mudam. As questões de manutenção predial são atendidas ao longo desse período de ocupação?, diz o texto. A nota ainda ressalta que, no caso em questão, os 3.604 apartamentos estão recebendo todos os seus17 mil atletas e membros de suas comissões técnicas em um intervalo de pouco mais de dez dias. E esta característica de ocupação faz com que o período de testes e correções se concentre em um tempo bastante reduzido.