Cotidiano

Príncipe saudita pede fim de ?injusta? proibição a mulheres dirigindo

INFOCHPDPICT000035391928

RIO – Um príncipe saudita fez um apelo publico para que as mulheres tenham a permissão para dirigir no conservador reino. Através do Twitter, Alwaleed Bin Talal escreveu, nesta terça-feira, em árabe e em inglês: ?Parem o debate: É tempo das mulheres dirigirem?. A mensagem incluiu links para um artigo de opinião baseado em argumentos econômicos, sociais e religiosos para a abertura.

Alwaleed não tem uma posição formal no governo saudita. Mas ele lidera a empresa de investimentos Kingdom Holding Company, que tem ações em diversas companhias ocidentais, como o próprio Twitter, o Citigroup e o parque Euro Disney.

O príncipe já tem se posicionado há algum tempo em favor dos direitos das mulheres, que têm no país um dos sistemas sociopolíticos mais restritivos do mundo ? incluindo o título de único no planeta a proibir a condução de veículos por elas. Em algumas ocasiões, protestos de mulheres contra a proibição levaram a detenções.

O escritório de Alwaleed publicou também um comunicado oficial com os posicionamentos do príncipe.

?Impedir uma mulher de dirigir um carro é hoje um problema de direitos semelhante ao que a proibia de ter acesso à educação ou de ter uma identidade própria. Estes são todos atos injustos de uma sociedade tradicional, muito mais restritiva do que é permitido pelos preceitos da religião?, diz a nota.

O príncipe também levantou questões econômicas relacionadas à proibição, em meio a uma crise que diminuiu bruscamente as receitas com petróleo, com o colapso global dos preços do produto. Alwaleed apontou que as mulheres têm gastos com motoristas particulares e táxis que poderiam ser evitados. Além disso, ele lembrou que os próprios maridos perdem tempo de trabalho ao terem que separar um tempo para transportar as esposas.

?Ter as mulheres dirigindo se tornou uma demanda social urgente em meio às circunstâncias econômicas atuais?, concluiu.