Cotidiano

Principal comprador veta exportações brasileiras

São Paulo – A Rússia anunciou ontem que vai restringir as importações de carne suína e bovina do Brasil a partir de 1º de dezembro. A Agência Federal de Vigilância Veterinária e Fitossanitária (Rosselkhoznadzor) russa vai impor temporariamente restrições às importações devido à presença do aditivo alimentar ractopamina, identificado em algumas das remessas enviadas ao país. No site da Rosselkhoznadzor, constam sete notas de restrições temporárias a embarques de carne suína e bovina da Seara Alimentos.

A substância proibida é utilizada para estimular o crescimento de massa muscular em animais. “Infelizmente, o Rosselkhoznadzor é forçado a afirmar que, de acordo com os estudos laboratoriais, os estimulantes de crescimento banidos foram novamente detectados nos produtos de criação de gado que chegam à Rússia do Brasil em 2017”, afirmou em nota o órgão russo.

Se a sustância for novamente identificada, os carregamentos brasileiros dessas modalidades de carne para a Rússia podem ser totalmente proibidos.

Já o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, negou que a Rússia tenha fechado completamente o mercado e disse que “é uma coisa que acontece permanentemente nas fiscalizações”.

Maggi explicou que a substância encontrada é permitida em alguns países e que cabe ao Brasil fazer as correções solicitadas.

O mercado russo é um dos principais compradores da carne brasileira, sendo o principal importador da suína brasileira e o quarto maior importador da bovina.