Cotidiano

Preso na Lava-Jato, Ferraz tem audiência de custódia com Moro

SÃO PAULO. Preso no último dia 26 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, quando se preparava para voar para Londres, o empresário Mariano Marcondes Ferraz será levado nesta segunda-feira, às 14 horas, a uma audiência de custódia com o juiz Sérgio Moro, responsável pelas ações da Lava-Jato em primeira instância. Neste tipo de audiência, o preso é apresentado e entrevistado pelo juiz e representantes do Ministério Público Federal também apresentam suas manifestações. O objetivo é que o juiz analise a necessidade e a adequação da continuidade da prisão ou, eventualmente, conceder liberdade.

Marcondes Ferraz prestou depoimento à Polícia Federal na última segunda-feira. Ele permanece na carceragem da PF em Curitiba.

Vinculado aos grupos Trafigura e Decal, o empresário é investigado por corrupção e lavagem de dinheiro e foi alvo de prisão preventiva. Segundo o Ministério Público Federal, entre 2011 e 2013 ele pagou mais de US$ 800 mil ao então diretor de abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa, decorrente de propina em contratos com a estatal. Os depósitos foram feitos em contas no exterior, em nome de genros de Paulo Roberto Costa.

Ferraz tem nacionalidade brasileira e italiana e reside no exterior, onde trabalha e possui, segundo os procuradores, vultuosos recursos financeiros depositados. A prisão foi decretada pelo juiz Sérgio Moro para garantia de aplicação da lei penal. Segundo as investigações, Ferraz mudou seu padrão de viagens ao Brasil após o início da operação Lava-Jato e poderia facilmente não mais retornar país.