Cotidiano

Presidente filipino volta atrás apos alardear sobre cortar laços com EUA

PHILIPPINES-DUTERTE_-GDN2VEB06.1.jpgDAVAO, Filipinas – O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, disse nesta sexta-feira que não estava cortando laços com os Estados Unidos, aliado de longa do seu país, mas meramente buscando uma política externa mais independente ao fortalecer as relações com a China. Um dia depois de provocar um novo alarme diplomático ao anunciar o que chamou de sua ?separação? de Washington, Duterte adotou um tom mais conciliador ao chegar de volta às Filipinas depois de uma visita de quatro dias à China. Duterte

? Não é corte de laços. Quando você diz corte de laços, você corta relações diplomáticas. Eu não posso fazer isso ? afirmou o líder filipino à imprensa numa entrevista na sua cidade de origem, Davao, no Sul do país. ? É do melhor interesse dos meus compatriotas manter essa relação.

Na quinta-feira, Duterte havia dito a empresários chineses e filipinos durante um fórum em Pequim que os EUA tinham ?perdido agora?, quando ele busca o que chama de uma nova aliança comercial com a China.

? Eu anuncio a minha separação dos EUA ? afirmara ele, aplaudido, acrescentando que também buscaria relações mais próximas com a Rússia.

Comentando nesta sexta a sua fala, ele declarou que o que quis dizer foi que a política externa de Manila não precisava sempre ?se encaixar? com Washington.

? Por separação, o que eu estava realmente dizendo era separação de política externa ? afirmou. ? No passado, e até o momento em que eu me tornei presidente, nós sempre seguimos o que os EUA davam como deixa.