Cotidiano

Presidente filipino diz que Deus lhe mandou parar de falar palavrões

MANILA, Filipinas ? O polêmico presidente filipino, Rodrigo Duterte, afirmou nesta sexta-feira que Deus lhe mandou parar de usar palavrões. Isso depois de já ter chamado o Papa Francisco e o presidente americano, Barack Obama, de ?filho da puta?. As suas declarações agressivas em série do presidente eleito neste ano são conhecidas como a marca do seu discurso ? e costumam provocar tensões e constrangimento na comunidade internacional.

O anúncio da promessa de Duterte aconteceu em uma entrevista no aeroporto, quando ele tinha acabado de desembarcar de um voo vindo do Japão:

? Eu ouvi uma voz me dizendo para parar de usar palavrões ou o avião ia cair naquele momento. E então eu prometi parar. ? Eu perguntei: ?Quem é??. Então, é claro, ele respondeu: ?É Deus?.

A maioria das declarações agressivas do presidente vem quando em suas ameaças de matar traficantes, como parte da sua guerra contra as drogas. Desde que assumiu o poder em junho, milhares de pessoas já morreram nas Filipinas.

No ano passado, Duterte chocou o mundo quando disparou uma declaração agressiva contra o Papa Francisco. Tudo porque ele estava irritado com o trânsito provocado pela visita do pontífice à cidade de Manila.

? Papa, seu filho da puta, vá para casa. Não visite mais aqui ? disse a um grupo de apoiadores, dos quais alguns riram.

Posteriormente, ele pediu desculpas pela declaração, depois que os bispos filipinos expressaram choque e indignação.

Não parece muito claro se o presidente será capaz de cumprir a sua promessa. Em junho, Duterte fez uma promessa semelhante quando foi eleito. Mas, desde então, suas declarações não foram menos polêmicas. Ele também chamou Obama de ?filho da puta?, prometeu insultá-lo em uma conferência internacional e ainda lhe disse para ?ir ao inferno?.