Esportes

Presidente da Fifa quer fazer super Mundial de clubes em junho de 2019

Em entrevista ao site espanhol “Mundo Deportivo”, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, disse que a entidade pretende organizar, em junho de 2019, a primeira edição de um super Mundial de clubes, bem diferente do modelo atual. Em vez de ser no fim do ano, em cerca de dez dias, a competição vai durar três semanas no término do primeiro semestre.

A ideia de Infantino é fazer um campeonato com mais clubes do que atualmente e, segundo ele, com mais qualidade. O torneio reuniria não apenas equipes da América do Sul e da Europa, mas dos outros continentes também com o que houver de melhor nos países.

Indagado se seria uma competição com a Liga dos Campeões da Europa, o torneio de clubes mais atrativo e disputado do mundo, Infantino concordou:

– Sim, de três semanas. Seria disputado na segunda quinzena de junho, quando terminem todos os torneios (no clanedário europeu). E que ninguém se precipite (a reclamar), levaremos em conta a saúde dos jogadores, e para isso estarão Boban e Van Basten e os serviços médicos (nas discussões do formato) – explicou o dirigente.

O presidente da Fifa defendeu que o novo Mundial tenha qualidade para se tornar atraente para público e patrocinadores.

– Hoje o futebol não é só Europa e América do Sul. O mundo mudou. Por isso devemos buscar um Mundial mais interessante para os clubes, mas tambén para os torcedores do mundo todo. É o que tentaremos conseguir, com um torneio muito mais atraente que o atual, com mais qualidade entre os participantes e mais clubes. Isso atraeirá patrocinadores e as televisões de todo o mundo.