Cotidiano

Prensa hidráulica agiliza os trabalhos

Santa Terezinha – Referência no serviço de coleta seletiva, o Município de Santa Terezinha de Itaipu busca sempre, por intermédio de parcerias e com bom planejamento do dinheiro público, adquirir novos equipamentos que possam agilizar o trabalho e melhorar as condições dos funcionários da Associação dos Catadores de Recicláveis.

O mais novo equipamento é um prensa hidráulica, capaz de compactar fardos de material reciclável com o dobro de quantidade do que as prensas mais simples e com o mesmo período de tempo. Enquanto antes se fazia um fardo de 80 kg a 90 kg de garrafa pet, hoje chega a 180 kg, em média por fardo.

Para o chefe da divisão de coleta seletiva da Acaresti, Darlei Sauer de Souza, além de melhorar o trabalho dos funcionários, o equipamento também é mais seguro do que as prensas convencionais e permite ser manuseado por um número menor de trabalhadores. “É um equipamento que garante a maior produtividade, garante também a segurança do trabalhador aqui da Acaresti, uma vez que o contato com o material é mínimo e o processo se torna muito mais rápido. Em poucos minutos sai um fardo com o dobro do tamanho que seria feito com uma prensa convencional. Isso também garante com que a renda deles no final do mês seja um pouco maior, devido à agilidade que tem no processo desse material”, explica.

O equipamento custou aproximadamente R$ 200 mil, comprado com recursos devolvidos da Câmara de Vereadores ao município, através de economias geradas na cidade. Pela prensa hidráulica passam materiais como garrafas pet, papel, papelão, entre outros.