Cotidiano

Prefeitura condiciona o reajuste a índice da folha

São Miguel do Iguaçu – Servidores públicos da área de educação de São Miguel do Iguaçu decidiram, em assembleia realizada na noite de quarta-feira, entrar em estado de greve enquanto aguardam o cumprimento da contraproposta apresentada pelo Poder Público no início da semana.

A presidente do Sinsmi (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Miguel do Iguaçu), Rosnete Maria Hubler, disse ontem que o prefeito Claudio Dutra tem até o fim de março para cumprir os reajustes propostos pela administração. “Por estarmos em estado de greve, a qualquer sinal de desrespeito à pauta de reivindicações acordadas paralisaremos as atividades”, avisa Rosnete.

A contraproposta apresentada pela Prefeitura de São Miguel e aceita em assembleia é de que em março será concedida a recomposição salarial nos mesmos percentuais da reposição da inflação, ou seja, 2,07%.

Conforme o secretário de Administração, Valdecir Lago, a proposta apresentada pelo Município prevê que, se o índice de gastos com o pessoal dos meses de janeiro e fevereiro ficarem abaixo dos 51,3% da receita líquida municipal, também será concedida inflação retroativa de forma segmentada nos meses de março, abril e maio. Ainda há garantia aos servidores públicos municipais sobre o reajuste do cartão alimentação no valor de R$ 110. O Município também se propõe a um pleito positivo a partir de março/2018 na questão do Piso Nacional do Magistério, sendo que assume compromisso de reformular consulta ao Tribunal de Contas conforme orientação do sindicato, e estudar a reformulação da Tabela Salarial do Magistério, desde que não se enquadre em aumento salarial, haja vista ser vedado pela Lei Eleitoral Federal e desde que o limite com gastos da folha de pagamento não ultrapasse 51,3% da receita líquida do Município. As aulas municipais começaram ontem em São Miguel do Iguaçu.

Uma próxima reunião para debater os índices de correção da tabela salarial dos professores está marcada para 28 de fevereiro, envolvendo sindicato, Poder Público e assessorias jurídicas e econômicas de São Miguel. Ao todo, o Município conta com 280 servidores ligados à educação.