Cotidiano

Prefeitos debatem efeitos de atraso de pagamentos dos royalties de Itaipu

Descontrole compromete até repasse de compensações de Itaipu a municípios

Santa Helena – Prefeitos da região lindeira ao Lago de Itaipu se reuniram ontem, na sede do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itapu, em Santa Helena, para debater a falta de repasse das parcelas de royalties de Itaipu relativas aos meses de setembro e outubro às prefeituras. O temor dos gestores é que o montante não seja pago em sua totalidade em 2015.

Conforme o assistente da diretoria financeira executiva da Itaipu Binacional, João Carlos Garcia, foi repassado valor de R$ 155 milhões para o Tesouro Nacional, porém o problema está na tramitação dos recursos do governo federal para os municípios.

A explicação para o atraso é que, pela alta do dólar o orçamento na moeda vigente, o real, foi prejudicado, já que houve elevação dos valores. A diferença na taxa cambial exigiria uma suplementação orçamentária, ação que depende de aprovação do Congresso.

A informação que os prefeitos têm é que o projeto tramita no Senado Federal. Uma expectativa de votação foi criada para a próxima quarta-feira, data até a qual os municípios farão monitoramento para acompanhar os trâmites. Segundo o prefeito de Santa Helena, Jucerlei Sotoriva (PP), os gestores municipais concordam que, caso não haja votação, uma mobilização maior seja desencadeada. Sem o dinheiro, os prefeitos precisam enxugar ainda mais cortes e há risco até do comprometimento de serviços essenciais, como saúde e educação.