Cotidiano

Prefeito filipino acusado de tráfico de drogas é morto na prisão

MANILA ? Um prefeito filipino acusado de tráfico de drogas foi morto na prisão onde estava detido, segundo a política. Esta é a segunda autoridade local envolvida no narcotráfico que acaba morta em uma penitenciária nas últimas semanas. No governo desde junho, o presidente Rodrigo Duterte lançou uma campanha de combate ao comércio de drogas no país, que vem apresentando resultados sangrentos dentro e fora das penitenciárias.

Duterte, de 71 anos, venceu as eleições em maio com a promessa de matar milhares de criminosos para lutar contra o tráfico de drogas. Quando assumiu o poder, colocou em andamento uma guerra contra o narcotráfico que já deixou mais de 4.000 mortos.

Em agosto, o presidente acusou Rolando Espinosa, prefeito da cidade de Albuera, na ilha de Leyte, e o seu filho de tráfico de drogas, pedindo que se rendessem. Também ordenou que a polícia não hesitasse em disparar se eles tentassem fugir.

Espinosa se rendeu porque disse temer por sua vida e, consequentemente, foi preso. Mas, neste sábado, a polícia anunciou que ele foi morto em sua cela depois de ter atirado contra os guardas durante uma inspeção em busca de armas ilegais.

? Disparou contra a equipe de assalto. A equipe de assalto respondeu e provocou a morte do prefeito ? disse o inspetor-chefe da polícia local, Leo Laraga.

Samsudin Dimaukom, outro prefeito acusado de tráfico de drogas, foi morto em outubro também depois de ser preso nas Filipinas.