Cotidiano

PR oficializa apoio da bancada a Maia para disputa pela presidência da Câmara

63194083_BSB - Brasília - Brasil - 07-12-2016 - PA - O presidente da Câmara Rodrigo Maia DEM-RJ.jpgBrasília – O líder do PR na Câmara, Aelton Freitas (MG), formalizou nesta quarta-feira o apoio à reeleição do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Segundo ele, a decisão partidária foi tomada depois que Maia garantiu ao PR a vaga na Mesa Diretora que a legenda pediu. Aelton não quis revelar qual vaga pleitearam. Nos bastidores, deputados dizem que o partido quer a Primeira Secretaria, mesma vaga pleiteada pelo PT. O apoio foi formalizado nesta quarta-feira, em café da manhã com Maia.

Presidência da Câmara – 10.01

– Fui ao Rodrigo com autorização do meu partido. O PR pediu um espaço na Mesa (Diretora), o Rodrigo assegurou. Não vou dizer qual, mas o fato é que estamos fechados com ele – disse Aelton, acrescentando:

– O PR é Rodrigo Maia!

O PR tem hoje 39 deputados. O líder admite que alguns poderão até votar no candidato e lider do PTB, Jovair Arantes (GO), mas que a grande maioria ficará com Maia:

– Jovair é muito querido, mas a maioria absoluta da bancada é Rodrigo Maia. A decisão é do partido. O voto é livre, mas vamos trabalhar a bancada, um a um dos deputados. Rodrigo tem feito um bom trabalho, é mais governo, vai ser importante na aprovação das reformas do governo Temer.

Aelton Freitas disse que não houve pedido de Michel Temer para apoio a Maia, mas que os sinais do governo também foram no sentido de que ele representa a melhor opção pela governabilidade.

– O Temer não fez nenhum pedido, mas para quem sabe ler, pingo é letra. Entendemos que o Rodrigo é o melhor candidato para garantir a governabilidade – afirmou o líder do PR.

A divisão dos cargos da Mesa Diretora da Câmara toma por base o princípio da proporcionalidade partidária, ou seja, as maiores bancadas escolhem primeiro e optam pelas melhores vagas. O PT trabalha para que não haja blocos partidários na disputa marcada para o próximo dia 2. Sem blocos, teria direito a escolher em segundo lugar e, como o PMDB quer a Primeira Vice-Presidência, poderia escolher a Primeira Secretaria.

Se houver blocos ou algum tipo de acordo, no entanto, outro partido, como o PR, que só teria a quinta escolha, pode disputar a vaga. Maia costura os apoios e a divisão das vagas da Mesa Diretora com os partidos, assim como os outros candidatos. Para garantir a vaga ao PR, pode perder o apoio do PT.

– O PR pediu um espaço na Mesa e Rodrigo assegurou. Como isso vai acontecer, ele se entenderá com os outros partidos. Buscamos os objetivos e não os meios. Se for preciso, faremos bloco para viabilizar isso – avisou Aelton.

O líder do PR disse que, pessoalmente, é mais amigo de Jovair, mas que a decisão de apoiar Maia é partidária. Ontem, ele deu o recado ao amigo, não comparecendo a ao lançamento da candidatura de Jovair Arantes.