Cotidiano

Porto de Paranaguá tem maior movimentação da história

Paranaguá – O Porto de Paranaguá fechou 2017 com a maior movimentação de cargas da sua história. Ao todo, foram 51,5 milhões de toneladas operadas entre janeiro e dezembro, o que representa um crescimento de 11% em relação ao recorde anterior de 46,1 milhões de toneladas alcançado em 2013 e de 14,2% de aumento em relação ao ano passado, quando operou 45,1 milhões de toneladas.

O volume de movimentações foi bem acima da média brasileira. Enquanto as exportações de produtos no Brasil inteiro tiveram crescimento médio de 7,2% em relação a 2016, de acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, as exportações pelo Porto de Paranaguá cresceram 17%.

A marca é histórica, pois representa uma mudança no patamar dos portos do Paraná. A safra de grãos do ciclo 2016/2017 foi recorde, ao alcançar as 240 milhões de toneladas colhidas pelo Brasil, e coincidiu com a entrega de alguns dos principais investimentos previstos para o porto. “De 2011 a 2017, foram mais de R$ 868 milhões em investimento público. E neste período, a movimentação de cargas de Paranaguá teve um aumento de 25%”, afirma o diretor-presidente da Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina), Luiz Henrique Dividino.

A exportação de soja foi o carro-chefe da alta, com mais de 11,4 milhões de toneladas exportadas ao longo do ano (a maior marca da história), mas o recorde geral também foi alcançado com o aumento nas movimentações de carga geral (máquinas, peças industriais e produtos de alto valor agregado), com 9,5 milhões operados; fertilizantes, com 8,8 milhões de toneladas importadas; derivados de petróleo, com 4,7 milhões de toneladas importadas; açúcar, 4,8 milhões de toneladas exportadas; farelos, com 4,5 milhões de toneladas embarcadas; e milho, com 3,5 milhões de toneladas exportadas.