Cotidiano

Policial é ferido com martelo e agressor é baleado na Notre Dame em Paris

O homem que feriu um policial com um martelo em frente a entrada Catedral Notre Dame, em Paris, nesta terça-feira gritava "É pela Síria" enquanto agredia o agente de segurança, informou o ministro do Interior da França, Gérard Collomb.

O autor do crime, que agiu sozinho, carregava uma carteira de estudante argelina, disse a autoridade, e reivindicou ser um "soldado do califado" do Estado Islâmico. Ele foi ferido por tiros de pistola de um segundo policial e também trazia duas facas de cozinha consigo.

— Um homem veio por trás desses policiais, armado com um martelo, e começou a agredir um deles. Seus colegas reagiram com compostura e atiraram — explicou Collomb à imprensa em coletiva próxima à catedral. — Ele se apresentava como um estudante argelino e estava munido de uma carta, cuja autenticidade está sendo verificada.

O agressor, que tem cerca de 40 anos, foi direcionado a um hospital e o policial ferido não corre risco de vida.

A seção antiterrorista da Procuradoria de Paris abriu uma investigação sobre a situação. Segundo o jornal "Le Figaro", a Brigada de Busca e Intervenção foi enviada ao local para encontrar um possível cúmplice do crime. A área foi totalmente interditada pelas autoridades.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, elogiou o "sangue frio, profissionalismo e calma dos policiais e equipe da Notre Dame" após o ataque. Ela disse que ficou "impressionada pela calma ao entrar na catedral".

"Havia entre 900 e 1 mil pessoas, dos quais muitos turistas", indicou a autoridade no Twitter. "Todos os lugares turísticos são extremamente assegurados com um dispositivo de vídeo-vigilância, uma presença de policiais e militares. Temos uma segurança máxima".

A Catedral de Notre Dame, situada bem no centro turístico de Paris, está localizada em frente à sede da polícia parisiense. É um dos monumentos mais visitados da Europa, com 13 milhões de visitantes por ano.