Cotidiano

Polícia prende 13 suspeitos de incendiar ônibus no Rio Grande do Norte

RIO ? A Secretaria de Segurança do Rio Grande do Norte informou, neste sábado, que foram presos 13 suspeitos de envolvimento em atos de vandalismo contra o transporte público na Região Metropolitana de Natal e no interior do estado. As prisões aconteceram em Natal, Macaíba, Parnamirim e Monte Alegre. Com os suspeitos a PM apreendeu motos roubadas e recipientes vazios de combustíveis. Desde a tarde de sexta-feira, foram registrados casos de ônibus incendiados e depredados. Em vinte horas, 19 veículos, incluindo ônibus e carros, foram queimados no estado. De acordo com o governo, os atos são uma retaliação de criminosos contra a instalação de bloqueadores de celulares no presídio de Parnamirim.

No início da manhã deste sábado, os ônibus saíram da garagem sob escolta da Polícia Militar (PM), e o serviço de transporte público foi restabelecido. Na sexta-feira, após os primeiros ataques, as empresas recolheram os veículos e deixaram os usuários sem transporte na volta para casa.

De acordo com o site G1, a Polícia Militar do Rio Grande do Norte registrou novos ataques a ônibus e postos policiais na madrugada deste sábado. Nesta manhã, um ônibus foi depredado em Mãe Luíza, na Zona Leste de Natal. Um homem encapuzado atirou pedras no veículo e quebrou o para-brisa e a porta. Ninguém ficou ferido. Pelo menos quatro ônibus foram queimados em cidades do interior do Estado durante a madrugada e uma base da PM localizada no bairro das Rocas, na Zona Leste de Natal, também foi alvo de criminosos. De acordo com informações da PM, durante a madrugada criminosos tentaram incendiar a base jogando um coquetel molotov no trailler policial. O fogo foi controlado e não chegou a danificar o trailler.

O G1 informou ainda que, também na madrugada deste sábado, um ônibus escolar que estava estacionado no Centro Administrativo de Mossoró, município da região Oeste do RN, foi incendiado. Os bombeiros foram acionados e apagaram o fogo. No município de Jardim de Piranhas três ônibus escolares também foram incendiados por volta das 2h. Eles estavam estacionados no pátio da prefeitura. Uma retroescavadeira e um trator também foram queimados.

Após os ataques de sexta-feira, o governador do estado, Robinson Faria, determinou que a “força policial aja fortemente para conter possíveis atos violentos de facções ou grupos criminosos?. Faria também determinou a criação de um Gabinete de Gestão Integrada, envolvendo todos os órgãos ligados à segurança pública, para monitorar as ações policiais em tempo real.

Na noite de sexta-feira, após reunião do grupo de trabalho, o governador garantiu todo o efetivo policial para reprimir, dentro da legalidade, os atos de violência.

“Os casos que estamos vendo nas ruas são uma resposta dos bandidos porque instalamos, como medida preventiva, o bloqueador de celular no presídio de Parnamirim, para evitar que os apenados continuem emitindo ordens de dentro das unidades prisionais e crimes continuem sendo praticados aqui fora. Não vamos recuar. Vamos mostrar que o estado não está emparedado. Dei liberdade para a polícia trabalhar para defender o cidadão?, disse Faria.

Em nota, a Secretaria de Segurança pede que população denuncie atos suspeitos, por meio do número telefônico 181. A identidade do colaborador será mantida em sigilo.