Cotidiano

Polícia no Vietnã busca 230 dependentes químicos em fuga

HANOI, Vietnam ? O governo vietnamita está em busca de 230 dependentes químicos que fugiram de um centro de reabilitação no sul do país. De acordo com o vice-diretor do Departamento de Trabalho da província de Dong Nai, Ho Van Loc, a fuga em massa começou no domingo, com apenas dois internos, mas resultou na evasão de 562 pessoas.

A polícia local recapturou 332 internos, mas está procurando os outros, disse Van Loc, segundo a agência de notícias Associated Press. O centro de reabilitação tem 1481 detentos, o que seria o dobro da capacidade máxima do local. Organismos de defesa dos direitos humanos já denunciaram as más condições de diferentes estabelecimentos desse tipo.

Fugas em massa aconteceram em outras oportunidades. Em abril deste ano, cerca de 400 viciados em drogas fugiram de uma instituição na província de Ba Ria Vung Tay. E, em 2014, um número aproximado de pessoas escapou de um centro em Hai Phong.

O país asiático tem cerca de 200 mil dependentes químicos, muitos deles usuários de heroína. cerca de 13 mil pessoas estariam em centros de recuperação do governo, cujas condições de manutenção foram alvo de denúncias da organização Humans Rights Watch. Segundo a ONG, o poder público explora os detentos, forçando-os a trabalhar. Mas a acusação foi negada pelo governo do país, alegando que o abuso de drogas caiu no Vietnã.

De acordo com dados oficiais, os programas de reabilitação no Vietnã têm uma altíssima taxa de fracasso. Esses centros combinam educação, ideologia comunista e trabalho manual durante um ou dois anos, só que mais de 90% dos internos voltam a usar drogas em menos de cinco anos.