Esportes

Polícia do Reino Unido investiga mais de 600 relatos de abuso sexual no futebol inglês

A Polícia do Reino Unido está investigando 639 casos de abuso sexual que envolveriam 350 vítimas desde a década de 1970. Agentes do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (NPCC, na sigla em inglês) dizem que os relatos atingiriam 98 clubes ingleses, inclusive equipes que disputam Premier League. Policiais de todo o país abriram inquéritos depois que o ex-jogador Andy Woodward revelou ter sido abusado pelo técnico de um time juvenil, levando outros ex-jogadores a relatar casos semelhantes.

Após a denúncia de Woodward, que jogou em times de menor expressão do futebol inglês, como o Bury e o Sheffield United, a Sociedade Nacional para a Prevenção da Crueldade contra as Crianças criou uma linha especial para receber outros relatos de abuso, por onde centenas de deúncias chegaram.

– As alegações recebidas pelas forças policiais de todo o país estão sendo tratadas com rapidez. Também estamos trabalhando de perto com a Associação de Futebol para fazer com que toda a informação relevante que eles tenham seja compartilhada para dar subsídio às investigações em andamento – disse o chefe de polícia Simon Bailey.

A Associação de Futebol da Inglaterra iniciou uma investigação interna daquele que pode ser um dos maiores escândalos da história do esporte, e prometeu transparência na publicação de tudo o que for descoberto.

O NPCC disse que nem todos os 98 clubes cujos nomes foram mencionados à polícia estão sob investigação, que abarca times de todas as divisões do futebol inglês. Ainda de acordo com a entidade, 98% vítimas são homens entre 7 e 20 anos.