Cotidiano

Polícia descobre túnel de 50 metros em presídio de Porto Alegre

presídio.jpgRIO – A Polícia Civil do Rio Grande do Sul descobriu, na manhã desta quarta-feira, um túnel que estava sendo construído próximo ao Presídio Central, em Porto Alegre, que já tinha 50 metros e estava bem próximo ao muro da cadeia. A passagem, que tiinha instalações elétricas e até água, estaria sendo aberta para a fuga de detentos no meio do carnaval. O local foi construído para que pelo menos 200 detentos de uma das galerias do presídio conseguissem fugir.

A construção estava sendo feita a partir de uma casa que fica numa rua lateral do presídio, onde os agentes encontraram geladeira e outros eletrodomésticos. A polícia ainda investiga se a casa foi alugada ou invadida por bandidos. Policiais que estão no local disseram que o túnel tem quatro metros de profundidade. Os agentes acreditam que os bandidos receberam orientação técnica para a obra.

A investigação começou há três meses, quando policiais do Departamento estadual de Investigação do Nacortráfico (Denarc) receberam informações de que havia um plano de fuga. Ainda não se sabia qual era o presídio. Depois da relalização de imagens aéreas e investigação, foi detectada uma grande movimentação de carros e caminhonetes que retiram terra do local.

Nos últimos dias, houve uma intensificação no ritmo de trabalho, que estava sendo realizado durante 24 horas. Para a polícia, mais um indício de que a fuga estava sendo planejada para ocorrer no meio do carnaval.