Cotidiano

Polícia chinesa destrói guerreiros de terracota falsos que enganavam turistas

c025847cjw1fbn5cszhbtj21kw11y13k.jpg

PEQUIM ? O exército de terracota é uma das principais atrações turísticas de Xian, capital da província chinesa de Shaanxi, mas alguns turistas podem ter se decepcionado com os soldados enterrados com o imperador Qin Shi Huang, há mais de dois mil anos, simplesmente por terem visitado o local errado. A polícia local descobriu que um resort criou uma coleção com estátuas falsas.

De acordo com a agência de notícias estatal ?Xinhua?, uma operação policial localizou e destruiu mais de 40 guerreiros de terracota falsos, que ocupavam uma área de mais de 600 metros quadrados no resort Suyuanqinhuangling, no distrito de Lintong, onde também se encontra o verdadeiro mausoléu de Qin Shi Huang.

Segundo as autoridades, guias turísticos não-licenciados e motoristas de táxi recebiam altas comissões para levarem turistas desavisados para o resort, confundindo visitantes e prejudicando a imagem e o turismo da cidade.

c025847cjw1fbn5ctg4b4j20m80etjwp.jpg

Após receberem denúncias, o governo local se reuniu emergencialmente nesta quarta-feira e decidiu pela destruição das peças. Um grupo com representantes da polícia e dos departamentos de turismo e transporte também foi criado, para investigar os responsáveis pela falsa exposição e prevenir que novos casos venham a acontecer.

Com 56 quilômetros quadrados, o mausoléu subterrâneo do imperador Qin Shi Huang é o maior do mundo, e atrai turistas de todo o mundo. Um exército com mais de 7 mil guerreiros e cavalos de terracota foi descoberto em 1974.