Esportes

Pode isso? Verratti recebe amarelo por agachar e recuar bola de cabeça

verratti.jpg

Um recuo de cabeça e o goleiro pega a bola com as mãos. Até aí, tudo parece de acordo com as regras do futebol. No entanto, as circunstâncias no mínimo inusitadas do lance na vitória do PSG sobre o Nantes, por 2 a 0, no sábado, renderam um cartão amarelo ao meia italiano Marco Verratti.

Verratti viu a bola rolando próxima a seus pés, na entrada da própria área, e achou uma solução mais criativa do que fazer o domínio: o meia do PSG agachou, praticamente deitando no gramado, e recuou de cabeça para o goleiro Trapp (veja no vídeo abaixo). O árbitro Johann Hamel não gostou nada e mostrou cartão amarelo, gerando revolta entre os jogadores do PSG.

Verratti – Cartão amarelo bizarro (2017)

De acordo com o código disciplinar da Fifa, um árbitro pode mostrar cartão amarelo e até vermelho a um jogador em caso de “conduta antidesportiva”. A interpretação do que se encaixa nesta categoria cabe ao próprio árbitro.

Há regulamentos nacionais que se referem explicitamente à malandragens como a feita por Verratti no jogo do PSG. O código disciplinar da Federação Inglesa, por exemplo, classifica como conduta passível de cartão amarelo o “uso deliberado de truques para recuar a bola para o goleiro”.

No caso do jogo de sábado, o árbitro Johann Hamel não só mostrou amarelo para Verratti como ainda marcou uma falta perigosíssima, na entrada da área do PSG, onde o meia italiano havia feito o recuo insólito.

Menos mal para o PSG que o lance não fez muita diferença: a equipe venceu o Nantes por 2 a 0, com dois gols de Cavani, e se manteve na terceira colocação, com 45 pontos. O líder é o Monaco, com 48, seguido pelo Nice, dois pontos atrás.