Cotidiano

Planalto abre sindicância para localizar objetos do patrimônio da Presidência desaparecidos

BRASÍLIA ? O Palácio do Planalto decidiu nesta terça-feira abrir uma sindicância para apurar o destino de objetos que pertencem ao patrimônio do Presidência da República e que estariam desaparecidos. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Controle Interno, ligada à Secretaria de Governo, e terá 30 dias, prorrogáveis por mais 30, para ser concluído.

Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, entre outros itens, será investigada a localização exata da faixa presidencial e do broche de ouro utilizado para adorná-la.

? Não foi apenas a questão da faixa. Essa investigação vai dizer o que sumiu de fato. Há informações desencontradas entre o Palácio da Alvorada e o Palácio do Palácio ? disse um assessor do governo.

A sindicância vai servir pra subsidiar o trabalho do TCU, que está identificando todo o patrimônio acumulado nesses últimos anos.

O colunista do Globo Jorge Bastos Moreno informou que o TCU identificou a ausência de cinco mil itens pertencentes ao patrimônio deixado nos governos Lula e Dilma, entre os quais, seis obras de arte de alto valor.