Cotidiano

Pinacoteca de SP e Inhotim, os mais lembrados por visitantes

RIO – A Pinacoteca de São Paulo e o Instituito Inhotim, em Brumadinho, Minas Gerais, são os museus brasileiros com melhor avaliação no Travellers’ Choice, ranking anual do site Tripadvisor. A lista é montada a partir dos comentários e notas dos usuários, portanto, sem critérios de comparação ou qualquer método científico de pesquisa. A Pinacoteca ficou em 1º lugar na lista de dez melhores museus do Brasil, e Inhotim, em segundo. Ambos repetiram essas posições entre os 25 melhores museus da América Latina. E ainda foram as duas únicas instituições brasileiras incluídas entre as 25 melhores do mundo, em 19ª e 20ª posição, respectivamente. Nenhum museu carioca foi citado; apenas o Museu Imperial, em Petrópolis, estado do Rio, foi lembrado, em quinto lugar entre os melhores do país.

Em terceiro lugar na lista brasileira está o Instituto Ricardo Brennand, em Recife; em seguida vêm o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, o Museu Imperial, o Museu do Futebol, em São Paulo, o Catavento (museu de ciências com foco na educação), em São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo, o Museu de Ciência e Tecnologia da PUCRS. em Porto Alegre, e, na décima posição, o museu Cais do Sertão, em Recife. Todos eles estão incluídos também no ranking das 25 melhores instituições da América Latina, onde foram citados, entre outros, o Museu do Ouro (terceiro lugar), em Bogotá, e o Malba, em Buenos Aires.

Já a lista dos 25 melhores do mundo é encabeçada pelo Metropolitan Museum of Art, em Nova York. Em seguida, estão o Art Institute of Chicago, o Hermitage, em São Petersburgo, e o Museu d´Orsay, em Paris. Entre as instituições lembradas pelos viajantes há cinco com caráter de memoriais, dedicadas à memória de pessoas atingidas por guerras, atos de terrorismo ou barbáries como o Holocausto: o Memorial 11 de Setembro, em Nova York (na sexta posição), o Museu Nacional da II Segunda Mundial, em Nova Orleans (11ª), o Museu Estatal de Auschwitz-Birkenau, na Polônia (em 17º), o Museu de Memórias da Guerra, na Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã (23º), o Memorial do Holocausto Yad-Vashem, em Jerusalém (24º).