Cotidiano

Picciani: privatização da Cedae e novos empréstimos serão votados em fevereiro

INFOCHPDPICT000063938270RIO ? O presidente da Alerj, Jorge Picciani, avisou que vai colocar para votação já em fevereiro um projeto de lei que autoriza a privatização da Cedae. Segundo ele, o texto, que deve chegar à Casa na semana que vem, junto com outro projeto que autoriza o estado a contrair R$ 2,5 bilhões em empréstimos de bancos privados e públicos. De acordo com o deputado, a privatização seria condição para a União seja avalista desses empréstimos. Inicialmente, Picciani havia declarado que só votaria qualquer texto depois de regularizados os salários dos servidores.

? Nesse caso, é preciso aprovar na Assembleia duas medidas imediatas. Primeiro o pedido de empréstimo de R$ 2,5 bilhões que ele já vem costurando com bancos privados e públicos, incluindo estrangeiros, e a garantia real para eles é a privatização da Ceade. Essas são as duas primeiras matérias. Eu havia dito que só votaria qualquer matéria depois dos salários em dia. Mas para os salários estarem em dia e preciso votar a a privatização da Cedae. E com isso o estado poder ter um recurso para pagar os salários em dia.

O presidente da Alerj disse ter “esperança” de que o Supremo Tribunal Federal conceda liminar favorável à ação do estado que pede a antecipação dos efeitos do acordo com o governo federal. Picciani disse que aceitar as condições impostas pela União, criticadas por muitos deputados na Alerj e categorias de servidores, é a única forma de o “estado sair da crise” a médio prazo:

? Esse é o motivo principal do acordo, sanear as contas do estado. A União está dando uma contribuição para o Rio, mas está exigindo um ajuste duro. A única saída que o Rio tem é essa. Sem ajuda da União, seria impossível. Não teríamos nenhuma possibilidade de sair a médio prazo dessa situação. Se o Rio não aprovar as medidas na Assembleia, ficou claro que o acordo está desfeito e a União vai cobrar a divida no dia seguinte. E vamos voltar a uma situação de caos.