Esportes

PGE vai recorrer da decisão da Justiça sobre torcida única no Rio

torc idas.jpgA Procuradoria Geral do Estado (PGE) disse que vai recorrer da decisão tomada pelo juiz Guilherme Schilling, titular do Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos, que aceitou o pedido Ministério Público Estadual (MPE), caráter liminar, e proibiu que os clássicos entre os grandes tenham torcida dividida, com adiantou o blog do Ancelmo Gois. Por enquanto, Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo terão de fazer partida, entre si, com torcida única.

A PGE vai pedir para entrar como parte interessada no processo por entender que a decisão não resolve a questão, fere o patrimônio cultural e esportivo do estado, que é o futebol, e torcedor de bem.

? A PGE respeita a decisão judicial, mas vai pedir para entrar como parte interessada. Não é razoável essa medida. É como você tentar matar o carrapato, matando o boi. A torcida única fere o imaginário coletivo do futebol no estado, que é um patrimônio nossa. Imagina um clássico, uma final de estadual com só um lado podendo torcer. Não se pode tirar o direito dos torcedores de irem apoiar os seus times, e nem dos jogadores de serem apoiados, porque bandidos fazem baderna. Os bandidos precisam ser punidos com o rigor da lei. Não que é só quer torcer ? disse Leonardo Espíndola, Procurador Geral do Estado.

A decisão está valendo a partir desse final de semana, que não tem clássico marcado. A decisão diz que apenas os torcedores do mandante da partida poderiam entrar no estádio. Em tese, o próximo confronto entre grandes pode ser no sábado de carnaval quando Flamengo e Vasco podem se enfrentar que o time de São Januário se classificar pela semifinal da Taça Guanabara. Como o Campeonato Estadual não tem mando de campo, a Federação de Futebol do Estado do Rio (Ferj) teria que decidir um método de escolher quem seria privilegiado a ter torcida na partida.

– Essa medida segue sem punir o torcedor briguento. Muitas vezes as brigas acontecer muito longe dos estádios. A PGE entende que isso não ajuda a fomentar o esporte o que é uma obrigação do Estado. Vamos estudar como, mas vamos pedir para sermos ouvidos como parte interessada ? explica Espíndola.

O pedido do Ministério Público veio após uma briga generalizada entre facções organizadas de Botafogo e Flamengo, no último domingo, no entorno do Engenhão, quando um torcedor morreu, um ficou cego, depois de serem atingidos por tiro, e mais sete ficaram feridos.

No processo Flamengo, Fluminense, Botafogo, Vasco, CBF e Ferj são réus. E a multa, por descumprimento da lei e de R$ 30 mil por. CBF e Ferj terão ajustar os regulamentos de suas competições para contemplar as medidas.