Cotidiano

PF faz buscas nas casas do ministro Vital do Rêgo (TCU) e de Marco Maia, ex-presidente da Câmara

vital-rego-marco-maia.jpgRIO E BRASÍLIA – Agentes da Polícia Federal (PF) cumprem na manhã desta segunda-feira mandados de busca e apreensão nas casas do ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e do deputado federal Marco Maia (PT-RS), ex-presidente da Câmara, em Brasília. Segundo o blog do Moreno, a PF também realiza operações em Canoas e Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Maia mora em um condomínio de Canoas.

Os mandados de busca e apreensão para coleta de provas foram autorizados pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). Em maio, Zavascki determinou abertura de inquérito para investigar o ex-senador e atual ministro do TCU por corrupção passiva qualificada e lavagem de dinheiro. A decisão foi tomada a pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Teori concedeu prazo de 90 dias para o cumprimento das diligências iniciais, que inclui depoimentos e produção de provas, também a pedido de Janot.

As suspeitas sobre os dois políticos surgiram a partir de colaboração premiada do ex-senador Delcídio Amaral (sem partido-MS) na Operação Lava-Jato. Segundo o delator, muitos empresários ligados a obras da Petrobras foram convocados para prestar depoimento à CPI da Petrobras, em 2014. Integrantes da comissão teriam pedido dinheiro para campanhas eleitorais e, em troca, derrubariam esses requerimentos de convocação. Vital do Rego presidia a CPI.