Cotidiano

PF deporta 450 imigrantes ilegais venezuelanos de Roraima

BOA VISTA ? Quatrocentos e cinquenta venezuelanos foram deportados nesta sexta-feira de Roraima, que registrou nos últimos meses um intenso fluxo de pessoas que fogem da crise no país vizinho. Eles foram detidos na capital Boa Vista, sem autorização para ficar no Brasil, e levados de ônibus até a cidade de Pacaraima, fronteira com a Venezuela. Segundo a Polícia Federal, este ano, aproximadamente 900 venezuelanos foram levados de volta ao seu país.

“Segundo informado pelos estrangeiros deportados, eles vieram para Boa Vista no intuito de exercer o comércio de produtos artesanais e atualmente estavam sobrevivendo por meio de doações fornecidas pela população nos semáforos da região central da cidade?, informou a PF à agência de notícias AFP.

Em outubro, o governo brasileiro anunciou o envio de uma missão ao norte do país para estudar o alarmante aumento da quantidade de migrantes venezuelanos que fogem da crise econômica e das tensões políticas em seu país.

O Brasil, com os estados de Amazonas e Roraima, tem uma fronteira comum de 2.200 quilômetros com a Venezuela.

Juntamente com a imigração para fugir da crise econômica, registrou-se um aumento considerável dos pedidos de asilo político de pessoas vindas da Venezuela. De um só caso em 2010 para mais de 1.800 contabilizados este ano até meados de outubro, segundo dados do Ministério da Justiça.