Cotidiano

Petrobras não precisa de aval de acionistas para vender controle da BR

RIO – A Petrobras não precisará dar direito de preferência a seus acionistas para a operação de venda do controle de sua subsidiária Petrobras Distribuidora (BR). A companhia informou nesta quarta -feira em fato relevante que o Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou nesta quarta decisão tomada em reunião realizada no último dia 16.

Segundo a Petrobras, a CVM confirma entendimento da estatal sobre “a inaplicabilidade do artigo 253 da Lei das Sociedades Anônimas, que trata do direito de preferência aos acionistas da controladora na hipótese de venda de ações de subsidiária integral, na operação de alienação de parcela de ações da BR. “

O Conselho de Administração da Petrobras aprovou no mês passado que a Petrobras venda o controle da BR Distribuidora, líder no mercado de combustíveis no país, ficando com apenas 49% das ações ordinárias. Essa operação faz parte do programa de vendas de ativos da Petrobras que prev~e atingir US$ 15,1 bilhões até o fim deste ano. mas a Petrobras já admitiu que a venda do controle da BR só deverá ser concretizada no início do próximo ano.