Cotidiano

Pesquisa da Uniamerica apura intoxicação em agricultores por agrotóxicos

Proposta do projeto é visitar todos os municípios da 9ª Regional de Saúde

Missal – O município de Missal recebeu equipe de professores e acadêmicos de Farmácia da Uniamerica de Foz do Iguaçu. O objetivo foi desenvolver um projeto de pesquisa que objetivou analisar e avaliar a intoxicação de agricultores expostos ocupacionalmente aos agrotóxicos. Segundo a orientadora do projeto de pesquisa, a professora Aline Preve, o trabalho iniciou por Missal e contou com a participação de aproximadamente cem agricultores.

Os acadêmicos de Farmácia orientaram os produtores rurais sobre o preenchimento de um questionário, conduziram os agricultores até o local da coleta de amostra, e principalmente, ressaltaram a importância de avaliar a intoxicação por agrotóxico na saúde do trabalhador rural, como forma de prevenção de doenças e riscos a saúde.

A coleta das amostras foi realizada pelas profissionais de enfermagem do Laboratório Biovel, um importante parceiro que fará as analises e emissão dos resultados. A professora Aline explicou ainda que proposta do projeto é visitar todos os municípios que compõem a 9ª Regional de Saúde do Paraná.

“O próximo município a ser visitado será Serranópolis do Iguaçu, no fim de outubro”.