Cotidiano

Pesquisa avalia saúde do rebanho leiteiro

Capanema – Para avaliar a saúde do rebanho leiteiro das propriedades da Agricultura Familiar, a Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Realeza, desenvolve um projeto de pesquisa para diagnosticar algumas doenças parasitárias que representam risco à saúde bovina e, consequentemente, causam prejuízos à produção e à qualidade do leite. Os produtores recebem ainda orientações sobre o manejo dos animais para que as doenças sejam evitadas ou sobre como realizar o tratamento adequado.

As atividades iniciaram no mês de abril na cidade de Planalto, sendo atendidas, até o momento, 32 pequenas propriedades. Entre as avaliadas recentemente, estão as dos produtores Flávio Schabo e Oscar Hibiner. Foram coletados sangue e fezes de 20 vacas leiteiras para detectar a presença de verminoses, tristeza parasitária, toxoplasmose e neosporose, doenças que trazem impacto econômico relacionado à redução da produção de leite, ao aborto de ruminantes, às falhas reprodutivas e à mortalidade dos animais, além de sua importância na Saúde Pública.

Neste segundo semestre, pequenas propriedades de Capanema também começam a ser atendidas pelo projeto, que também conta com o apoio do governo municipal.